As tecnologias digitais, conhecidas também como novas tecnologias, estão presentes em diversos setores da vivência humana. Entre eles, a educação se tornou uma área na qual a sua utilização ascende de forma gradativa e constante. Neste cenário, o uso de novas tecnologias e seus benefícios como meio para a criação de novas ferramentas ou adaptação das já existentes ao acesso, inclusão e facilitação da informação pela comunidade acadêmica estão entre um dos temas de frequentes estudos e pesquisas recentes.

O auxílio das novas tecnologias aos professores podem tornar as aulas mais interessantes e didáticas, assim como propor aos alunos formas diferentes de estudar conteúdos através de suportes de aprendizado como tabletes, aplicativos em smartphones etc. A utilização da tecnologia em salas de aula ainda é bastante discutida e questionada por discentes e principalmente docentes, desafiados a atualizarem seus planos de ensino para os estudantes da geração atual. Questionamentos como o uso de tecnologia em substituição de professores e a desqualificação do ensino trazem debates e mitos nesse âmbito. Além disso, a educação à distância também é problematizada frente a uma geração defensora do modelo presencial.

O blog E-tec traz informações na área da educação e tecnologia e busca desconstruir os mitos que cercam a temática, abordando os prós e contras do uso das novas tecnologias na educação.